Semana 15 – 16

Semana 15 - 16

Ecografia 15 -16 semanas de gravidez

Na ecografia entre a semana 15 e 16 de gravidez é possível que veja o seu bebé a chuchar no dedo. Nesta fase da gestação os antebraços, os pulsos, as mãos e os dedos já se distinguem claramente.

O feto mede entre 10 e 11 centímetros desde a cabeça até às nádegas e pesa cerca de 70 gramas. As pernas já são mais compridas do que os braços e começam a distinguir-se algumas articulações como os joelhos, os tornozelos, os cotovelos e os pulsos.

O crescimento dos ossos e dos músculos avança a um ritmo muito rápido pelo que durante as próximas três semanas o seu tamanho irá duplicar. Neste período da gravidez o bebé é capaz de mover-se e de dar pontapés, embora ainda seja cedo para que consiga nota-lo.

Embora todas as articulações estejam já desenvolvidas faltam três semanas para que o seu esqueleto começe a endurecer. A medula espinhal do feto está totalmente formada e extende-se por todo o canal vertebral. O seu pescoço ganhou força e já pode levantar mais a cabeça e estar mais erguido.  Os seus braços cresceram bastante para poder aproximar as suas mãozinhas à cara. O feto desenvolveu o ouvido e já é capaz de captar sons e ouvir a voz da mãe.

 

Como está o meu corpo?

Nesta fase da gravidez é quando a mulher costuma estar mais bonita visto que as hormonas e o aumento do fluxo sanguíneo melhoram o aspecto da sua pele e do seu cabelo.

Durante as semanas 15 e 16 de gravidez algumas mulheres começam a notar os movimentos e pontapés do seu bebé. Se não os sentir, não se preocupe porque ainda é muito cedo e o bebé não tem muita força.

Nesta semana muitas mulheres já não têm os sintomas dos primeiros meses e sentem-se melhor.  No entanto, é possível que ainda tenham algum desconforto, como por exemplo ter o nariz tapado ou notar um aumento de salivação. Da mesma forma o aumento de estrogéneos faz com que as membranas mucosas se inflamem e que possa produzir mais mucosidade.

Conselho ecox

Durante a gravidez é provável que sofra insonolência ou tenha sonhos muito intensos que perturbem o seu descanso. Se estiver assim poderá combater esta situação com uma pequena refeição à noite que tenha ovos, leite, atum ou perú, pois são fonte de aminoácido triptófano e ajudam a dormir. Também pode tomar uma camomila para acalmar antes de deitar-se ou tomar um banho que também a ajudará a relaxar.

Outro dos sintomas típicos da gravidez é a prisão de ventre. Para aliviar este problema pode optar por comer mais fibra e beber muita água.

 

Por último, agora que desapareceram os desconfortos do inicio da gravidez e que recuperou os seus níveis de energia é um bom momento para começar a fazer algum exercício ou passear. 

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar