Semana 19

Semana 19

Ecografia 19 semanas de gravidez:

Como está o bebé?

Durante a ecografia da semana 19 de gravidez as medidas do seu bebé são de cerca 15 cm e o seu peso ronda as 200 gramas.

A parte inferior do corpo do bebé, comparativamente com a cabeça, ainda é um pouco  magrinha embora comece a formar-se um pouco de barriguinha por baixo do cordão umbilical. Os seus genitais aumentaram de tamanho. O que é surpreendente é que se espera ter uma menina, os seus ovários já contêm pequenos ovos que darão lugar aos seus óvulos.

O cérebro do bebé e o sistema nervoso central estão a formar-se rápidamente, sobretudo os sentidos do paladar, do olfacto ou da audição pelo que já pode ouvir inclusive o seu batimento cardíaco e, como é óbvio, a sua voz.

Pode falar com o bebé e pôr-lhe música ou inclusive comunicar com o seu bebé através de carícias. O som chega até ao seu bebé através das paredes do útero e esta é uma sensação de grande prazer para o seu bebé. Pratica o sentido do paladar engolindo líquido amniótico.

É durante a semana 19 de gravidez que o seu bebé passa por fases em que está a dormir ou está muito activo.

Como estará o meu corpo?

É provável que durante a semana 19, devido ao aumento de estrogênios, apareçam manchas escuras na pela chamadas “cloasma”. Algumas zonas do seu corpo também escurecem, como é o caso dos mamilos e o interior das coxas. Também é normal que apareça uma linha chamada nigra ou linha de Alba, que vai desde o púbis até ao ombigo. Tudo isto deve-se a um aumento temporário da melanina, que é a substância que dá cor ao cabelo, pele e olhos.

O seu coração tem que trabalhar um pouco mais para poder bombear a quantidade de sangue suficiente pelo que pode notar palpitações cardíacas visto que estas produzem-se pelo volumen sanguíneo ou pela anemia própria da gravidez. Também notará um aumento do fluxo vaginal devido ao aumento do fluxo sanguíneo na mucosa vaginal.

É possível que até agora não tenha aumentado muito de peso mas a partir de agora calcula-se um aumento de 200/300 gramas por semana.

Conselho Ecox:

Recomendamos que tenha uma vida calma, evitando situações de stress para o seu bem e, sobretudo, para o bem do seu bebé. Ria muito, coma algum pedaço de chocolate e aproveite cada momento.

 

Coma de forma saudável pois o aumento de peso na gravidez nada tem que ver com comer em excesso… Lembre-se: Não tem que comer por dois mas pode fazer alguma excepção.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar