Semana 23

Semana 23

Ecografia 23 semanas de gravidez:  A sua pele começa a ter cor!

Na semana 23 de gravidez o seu bebé medirá entre 26 e 27 cm e o seu peso será de cerca de  400 gr.

É durante a semana 23 quando a pele do seu bebé começa a ter cor. A sua pele tem muitas rugas e é muito fininha mas irá ficando mais lisa com o passar do tempo.

Ainda não conseguimos distinguir a cor dos seus olhos visto que a sua íris ainda não está pigmentada e até, pelo menos, os seis primeiros meses não se saberá qual a cor definitiva dos olhos.

O seu bebé continua a engolir líquido amniótico para continuar a exercitar o seu sistema digestivo.

Como já vimos na semana 22, o seu bebé é capaz de sentir os estímulos que vêm do exterior. Como a ligação com o seu filho é muito forte, o estado de ânimo do seu bebé repercute no seu pelo que tente ter uma vida calma e sem stress e ria muito.

Como  está o meu corpo?

Na semana 23 de gravidez pode ser que note uma ligeira comichão na sua barriga. Isto deve-se a que a pele está a esticar pelo que se quiser prevenir o aparecimento de estrías é melhor que hidrate a sua pele para que deixe de sentir essa comichão tão incomodativa. Como já disse-mos na semana anterior, continuará a sentir as pernas inchadas mas não se preocupe porque é normal. Tente descansar com as pernas levantadas para que consiga dormir melhor. Deverá cuidar da sua higiene oral para evitar que as gengivas sangrem, pois estão muito sensíveis. É possível que tenha dores nas costas pelo aumento do peso e o volumen da sua barriga pode provocar que a curvatura das suas costas se modifique. Poderá ter prisão de ventre porque é um dos sintomas mais normais no segundo trimestre de gravidez.

Finalmente pode mostrar a sua barriga que já e arredondada e perfeita. Está a preparar um berço maravilhoso para o seu bebé.

Como já passaram as angústias e o mau estar sente-se mais atractiva e volta a ter apetite sexual. Aproveite pois ainda tem muitas semanas para ver o seu bebé.

Conselho ecox:

Pode ser que se sinta inchada, embora ningúem o veja porque é apenas uma sensação. Pense que esta fase passa muito depressa e tente descansar e aproveitar esta experiência ao máximo. Daqui a pouco tempo terá o seu bebé nos seus braços e tudo terá acabado.

 

Utilize roupa e sapatos cómodos, deixe-se mimar pelos seus familiares e amigos, trate de si porque está radiante e sobretudo, o mais importante, seja feliz e partilhe essa felicidade com o seu companheiro!

 

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar