Semana 31 – 32

Semana 31 - 32

Ecografia semana 31 – semana 32

Na semana 31 de gravidez a pele do seu bebé está mais rosa porque aumentou a acumulação de gordura sub cutânea. Pesa entre 1.600 e 1.700 gramas aproximadamente e mede cerca de 42 centímetros.

Durante estas semanas (a 31 e a 32) o sistema nervoso amadurece e o cérebro continua a crescer. O seu esqueleto está em pleno crescimento e os seus ossos continuam a armazenar cálcio, fósforo e ferro. O sistema digestivo e respiratório continuam o seu desenvolvimento e vão realizando cada vez mais funções.

Por volta da semana 31 de gestação, os bebés costumam colocar-se em posição cefálica, a mais correcta para nascer. Se isto acontecer notará os seus movimentos na parte alta do abdómen.

Como está o meu corpo?

A partir da semana 31 de gravidez a sua barriga já tem um tamanho considerável e o seu peito começa a formar leite. É possível que saia dos peitos um pouco de colostro, que é o primeiro líquido que alimentará o bebé até que comece a produzir leite. Para evitar molhar e manchar a sua roupa interior, pode utilizar discos absorventes de algodão.

Desta forma é normal que comece a sentir contrações preliminares. Notará que o ventre fica duro durante uns segundos mas, em principio, não deveriam ser contrações dolorosas.

Durante a gravidez é provável que tenha insónia ou tenha sonhos muito intensos que perturbem o seu descanso. Nesta etapa também poderá ter mais dificuldade em encontrar uma posição cómoda para dormir, assim como incontinência urinária. Para combater a insónia pode tomar um chá de camomila para acalmar antes de dormir ou tomar um banho para ajuda-la a relaxar. Para estar mais cómoda poderá colocar uma almofada entre as pernas e dormir de lado (de preferência do lado esquerdo para facilitar a circulação sanguínea).

Conselho ecox

O bebé está a crescer a um bom ritmo e está a ganhar terreno ao estômago pelo que a partir da semana 31 ou 32 é recomendável que faça 5 ou 6 pequenas refeições ao dia em vez de fazer poucas e abundantes, para evitar sentir-se pesada e ter digestões difíceis.

Durante a gravidez é mais fácil desenvolver infecções vaginais por fungos pelo que, para evitar contrair este tipo de infecções, convêm manter alguns hábitos de higiene íntima, como por exemplo, ter a vulva sempre limpa e seca, utilizar cuecas de algodão para evitar utilizar protege slip que não são transpiráveis.

 

Por último, nesta fase de gestação é provável que começe a sentir-se nervosa e que pense já no momento do parto. Ler e juntar informação sobre o parto e as suas fases poderá ajudá-la a enfrentar esta fase com tranquilidade.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar