Semana 33

Semana 33

Na semana 33 de gravidez poderá ver o seu bebé com um aspeto muito semelhante a como será quando nascer. Mede cerca de 43-45 centímetros da cabeça até aos pés e pesa cerca de  dois quilos. Estas medidas são variáveis pois a genética tem um papel importante, pelo que  alguns bebés são maiores e outros mais pequenos.

A estas alturas da gravidez o feto costuma estar na posição cefálica, quer dizer com a cabeça para baixo, preparado para o momento do parto.

Embora cada vez se mexa de forma mais limitada, pois tem menos espaço para poder mover-se ou virar-se, ainda é possível que se vire de forma espontânea.

Os orgãos estão completamente desenvolvidos e agora já tem os cinco sentidos preparados. Neste momento, o cérebro já começa a ter algumas das suas funções, pelo que o bebé tem períodos de sono e vigília como qualquer recém nascido. Por este motivo pensa-se que os fetos de 33 semanas já sonham quando estão a dormir.

Nesta semana os ossos do feto continuam a endurecer lentamente graças ao cálcio proveniente da dieta da mãe, que atravessa a placenta.

Como está o meu corpo?

Nesta etapa da gravidez o seu corpo continua a mudar. As mulheres costumam ganhar peso, entre meio quilo a um quilo à semana, embora o ritmo diminua à medida que se aproxima o fim da gestação. Calcula-se que o aumento de peso da mãe até esta semana, relativamente ao peso inicial, é de cerca 8 quilos. O seu peito, para além de aumentar de volume, está a preparar-se para a amamentação materna pelo que é provável que expulse calostro.

Um dos sintomas mais habituais neste período da gravidez é a sensação de sufoco. O bebé desviou os seus orgãos e entre estes estão os pulmões. É por este motivo que o seu peito foi comprimido e portanto tenha dificuldades em respirar. Não se preocupe pois é um síntoma bastante normal da gravidez. No entanto, se sentir que não consegue respirar quando está a realizar as suas tarefas diárias ou, tem dores ao respirar, deverá consultar o seu médico. 

Nesta altura da gravidez é normal que começem as contrações preparatórias mais frequentes. Notará que o ventre fica mais duro durante uns segundos mas em principio não deveriam ser contrações dolorosas, são as contrações de Braxton Hicks.

Conselhoo ecox

Nas 33 semanas de gravidez deve continuar a esforçar-se para manter um estilo de vida saudável. Deve por exemplo saber que a fibra é muito importante durante esta última etapa de gestação visto que ajuda o sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficaz e a controlar a diabetes e reduzir o colesterol.

 

Nesta etapa também pode ter dores na zona lombar, que por vezes se estendem até à nádega, o músculo e a toda a perna até chegar ao pé. Esta dor é conhecida por ciática e pode reduzi-la fazendo exercícios de Pilates, praticando natação ou se for a um fisioterapeuta.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar