Semana 34 – 36

Semana 34 - 36

Ecografia Semana 34 – Ecografia Semana 36

Entre a semana 34 e 36 de gravidez, o seu bebé medirá aproximadamente entre 46 e 48 centímetros e pesará cerca de 2,200 e 2,700 gramas. Todas as partes do seu pequeno corpo estão formadas e têm o tamanho definitivo, assim como terá quando nascer.

Perto do final da gravidez é quando o bebé ganha peso mais rapidamente, ficando o seu corpo mais arredondado e aumentando entre 250 a 300 gramas por semana.

Neste momento da gestação está a acumular gordura que precisará para regular a sua temperatura corporal quando nascer.

Em linhas gerais, os seus orgãos continuam a aperfeiçoar-se para funcionar fora do útero. O seu sistema nervoso está quase completamente formado, assim como os orgãos fundamentais como os rins e o fígado. Por exemplo, as enzimas digestivas do bebé já estão ativas pelo que se o bebé nascesse agora os seus intestinos poderiam processar a comida. De agora em diante o bebé irá dedicar-se principalmente a ganhar peso.

Os seus movimentos estão um pouco limitados pela falta de espaço mas isto não quer dizer que se mexa menos. Muito pelo contrário, notará movimentos muito mais bruscos visto que o seu tono muscular vai-se fortalecendo. Consoante a posição em que estiver colocado poderá sentir os pontapés com maior intensidade.

Como está o meu corpo?

A reta final da gravidez é uma etapa de mau estar para a mãe. Durante as semanas 34, 35 e 36 é provável que esteja mais cansada que antes pelo peso da barriga, pelo cansaço, pela  retenção de líquidos, pelas cãibras e pelas dificuldades de dormir e respirar. Não se preocupe, tudo terminará dentro de muito pouco e terá o seu bebé em casa. Entretanto continue a cuidar de si, passeando todos os dias, mesmo que sejam passeios curtos, mas tente sempre ir acompanhada.

Nesta etapa o útero chega a estar até 14 centímetros por cima do umbigo e isto faz com que os orgãos se desloquem para cima e possa notar dor, pressão e ardor na zona das costas. Para aliviar a dor poderá aplicar calor na zona com uma manta eléctrica ou uma bolsa de sementes quentes ou tomar um paracetamol se continuar com dores.

Se vai ser mamã pela primeira vez, numa das suas visitas ao seu médico, este irá verificar se dilatou. Se por outro lado já deu à luz antes, pode ser que neste momento tenha uma dilatação de poucos centímetros.

Conselho ecox

O nosso conselho é que mantenha um estilo de vida saudável, que se sinta calma para que a chegada do seu bebé seja o mais tranquilo e agradável possível. A estas alturas da gravidez pode começar a preparar a mala para levar ao hospital com todos os objectos que pensa que precisará, visto que a partir de agora o bebé pode nascer a qualquer momento. 

Desta forma recomendamos que tenha preparado tudo para o dia do parto. É importante que  que tenha à mão informações importantes como quem irá acompanha-la (com todos os telefones de contacto), se lhe vai ser administrada a anestesia epidural e quem vai cortar o cordão umbilical, etc. Ter tudo isto pronto ajuda-la-á a estar muito mais tranquila quando chegar o momento.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar