Semana 37 – 38

Semana 37 - 38

Ecografia Semana 37 – Ecografia Semana 38

Nas semanas 37-38 de gravidez o seu bebé estará muito encaixado mas ainda pode realizar uma ecografia para ver a sua carinha. Na semana 37 e 38 de gravidez o feto mede cerca de 46-48 cm e pesa cerca de 2.900 gramas. Estas medidas variam uma vez que dependem de cada bebé. Calcula-se que neste momento da gravidez, o bebé aumenta cerca de 15 gramas de gordura ao dia, o que lhe permitirá regular melhor a temperatura quando nascer. O seu bebé está a ganhar estatura e peso ao mesmo tempo que vai testando os seus orgãos num ambiente seguro.

Nesta semana o lanugo, essa capa de pelo que cobre todo o corpo, cai completamente, excepto nos braços e ombros.

As unhas estão mais compridas que os dedos e o líquido amniótico vai diminuindo uma vez que é utilizado como alimento através do cordão umbilical.

Mexe-se pouco pois não tem espaço, pelo que tentará esticar-se um pouco o que permitirá que possa ver com claridade as suas mãos ou pés.

A partir deste momento o bebé já está preparado para estar nos seus braços. O parto pode ser em qualquer momento pois desde a semana 37 o feto já está completamente formado.

Como está o meu corpo?

Nesta semana o seu bebé já terá dado a volta nas semanas anteriores para colocar-se de cabeça para baixo. Por este motivo a pressão que sentía antes sobre o tórax agora será notada na zona da pélvis pelo que é provável que tenha aumentado a sua vontade de urinar.

Nesta fase da gestação sentir-se-á cansada, lenta e inclusive desajeitada nos movimentos. No entanto, à medida que se aproxima este momento o útero desce e sentirá uma grande melhoria quando respira.

Conselho ecox

À medida que se aproxima o final da gravidez as contrações aumentam, tanto em intensidade como em frequência e ritmo pelo que terá que estar atenta. Se se produzirem cada 5 minutos, ou menos, ou expulsou o tampão mucoso, deverá ir ao hospital porque o parto pode ser eminente. Nestas situações é importante que aprenda a distinguir as contrações falsas, quer dizer, as de Braxton Hicks que apareceram na semana 31, das do parto. As primeiras apenas dão mau estar mas não provocam dor e são esporádicas. As contrações do parto, por outro lado, são mais intensas, regulares, têm um ritmo e ainda estão acompanhadas de uma progressiva dilatação do colo do útero.

 

O seu instinto fará com que sinta a necessidade de ter sempre consigo uma mala com tudo o que precisa, caso chegue o momento do parto. Por este motivo, nestas alturas, é recomendável que tenha preparado o seu plano de parto, ao que deve incluir aspetos como quem vai acompanha-la (com os telefones de contacto), se vai recorrer à anestesia epidural ou quem vai cortar o cordão umbilical.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar