Semana 9 – 11

Semana 9 - 11

Como está o seu bebé na ecografia das 9 a 11 semanas

Entre semana 9 e a 11 de gravidez, haverá mudanças significativas com o seu bebé: deixa de ser um embrião e passa a ser um feto. A semana 10 de gravidez é a última semana como embrião. A partir deste momento passará a ser chamado de feto, uma vez que a sua forma é cada vez mais parecida com a de um bebé.

Todos os seus órgãos (coração, cérebro, fígado, rins e intestinos) já estão formados e no seu devido lugar, embora ainda demore algum tempo para começarem a funcionar de forma autónoma.

À medida que a gravidez avança irão crescer e desenvolver-se.

Nesta altura o cordão umbilical transporta sangue entre o bebé e a placenta, que funciona completamente e converte-se no suporte vital do bebé até ao final da gestação.

A partir da semana 10 de gravidez começam também a desenvolver-se os orgãos sexuais do bebé.

Durante estas semanas o bebé mede entre três a quatro centímetros e o seu peso, que já se pode calcular, ronda as cinco gramas. Nesta altura da gestação, a cabeça do bebé separa-se ligeiramente do peito, o que contribui para o crescimento do pescoço e da mandíbula. Os dedos das mãos e dos pés cresceram e separaram-se uns dos outros. O bebé dobra os braços e as pernas com frequência, treinando assim as suas articulações.

Os ouvidos, a boca e os lábios já se desenvolveram quase por completo e é por esta esta altura que se começam a formar a língua e o palato.

Como está o seu corpo?

Durante a  semana 9 e 11 de gravidez, o seu corpo encontra-se em plena adaptação à gravidez: os níveis hormonais estão bastante altos e é muito provável que os sintomas e as mudanças da gravidez (náuseas, cansaço, mal estar digestivo, etc.) permaneçam por mais algumas semanas. No entanto, estes sintomas e mudanças variam de mulher para mulher e, algumas, muitas vezes já começam a sentir melhoras por esta altura.

Por volta da semana 10 e embora as outras pessoas ainda não o tenham percebido, é possível que tenha ganhado um ou dois quilos você já começou a ver como cresce a sua barriga. O corpo começa a arredondar-se nesta altura da gravidez. O útero fica cada vez maior embora ainda não ultrapasse o osso da púbis. A mudança mais clara é nos seios que cresceram claramente.

 

Conselho Ecox

Durante a semana 9 e 11 de gravidez poderá sofrer algumas tonturas. Em princípio não será nada perigoso uma vez que provavelmente serão devido às mudanças no sistema cardiovascular. Para evitar estas tonturas é importante que mantenha uma boa alimentação e hidratação, que descanse quando o seu corpo o pedir e que evite movimentos bruscos. Quando se sentir tonta deite-se preferêncialmente sobre o lado esquerdo.

Além disso, durante estas semanas de gestação o bebé continua a ingerir nutrientes e vitaminas pelo que, se está preocupada em não estar a ingerir o que o bebé precisa, consulte o seu médico sobre a opção de tomar um suplemento multi vitamínico pré natal.

Contudo, é também muito normal, nesta altura da gravidez, começar a sofrer de gases, o que pode ser bastante incómodo. Para minimizá-los o melhor é fazer uma alimentação cuidada evitando os fritos, bebidas com gás e mastigar bem os alimentos.

Por último, deve saber que durante a gravidez há mais riscos de sofrer de infecções urinárias, pelo que deve beber bastantes líquidos e ir regularmente à casa de banho.

Pedir marcação

Central

Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Semana 9-11

Semana 12-14

Semana 15-19

Semana 20-23

Semana 24-26

Semana 27-30

Semana 31-33

Semana 34-38

Ecografia Gémeos

Antes e Depois

Almada | Amadora | Aveiro | Braga | Leiria | Lisboa | Gondomar