Imagem pré-natal 5D 31 - 33 semanas de gravidez
À 31ª semana de gestação a pele do bebé fica mais rosada porque está aumento da acumulação de gordura subcutânea. Pesa entre 1.600 e 1.700
gramas e tem aproximadamente 42 centímetros de comprimento.
Durante estas duas semanas (31 e 32) o sistema nervoso amadurece e o cérebro continua a crescer. O esqueleto cresce e os ossos continuam a armazenar cálcio, fósforo e ferro. Os sistemas digestivo e respiratório continuam a desenvolver-se e a assumir cada vez mais funções.
Por volta das 31 semanas de gestação, os recém-nascidos já se encontram geralmente na posição cefálica, que é a posição mais ideal para o nascimento. Se isso acontecer, notará movimentos na parte superior do abdómen.
Como está o meu corpo?
À 31ª semana de gestação, a barriga já atingiu o seu tamanho máximo considerável e os seios começam a produzir leite. Pode notar o vazamento de um pouco de colostro do peito, que é o primeiro fluido que vai nutrir o bebé até quando não começa a produzir leite. Para evitar molhar a roupa íntimo, pode usar bolas de algodão.
Também é normal que comece a sentir contrações preparatórias. Durante alguns segundos sentirá a sua barriga endurecer, mas em geral não devem ser contrações dolorosas.
Durante a gravidez, é provável que sofra de insónias ou de sonhos muito intensos que perturbam o seu descanso. Nesta fase, além disso, pode acentuar-se, tanto pela dificuldade em encontrar uma posição confortável como pela incontinência urinário. Para combater a insónia, pode tomar um chá de camomila para se acalmar antes de dormir ou tomar um duche para relaxar. Além disso, para ser mais confortável, pode colocar uma almofada entre as pernas e dormir de lado (melhor do lado esquerdo para facilitar a circulação sanguínea).
Dicas Ecox:
O bebé cresce a um bom ritmo e ganha espaço na barriga, pelo que A partir da 31ª ou 32ª semana é aconselhável fazer 5 ou 6 pequenas refeições por dia
dia em vez de algumas refeições grandes para evitar sentir-se pesado e de ter dificuldade em digerir.
Além disso, durante a gravidez há uma maior tendência para o desenvolvimento de infeções infeções vaginais por fungos, pelo que para evitar contraí-las é aconselhável manter hábitos de higiene íntima, como manter a vulva sempre limpa e seca, usar cuecas de algodão ou evite protetores diários não respiráveis.
Por fim, nesta altura da gravidez provavelmente começará a sentir-se nervosa. E já está a pensar no momento do parto. Ler e reunir informação sobre o parto e as suas fases ajudá-la-ão a encarar esta fase com serenidade.
Imagem pré-natal 5D às 33 semanas de gestação
Na 33ª semana de gravidez verá o seu bebé com uma muito semelhante ao que ele terá ao nascer. Mede aproximadamente 43-45 centímetros da coroa no calcanhar e pesa cerca de dois quilos. Estas medidas são variáveis, uma vez que a a genética já desempenha um papel importante, razão pela qual algumas crianças são maiores e outros mais pequenos.
Nesta fase da gravidez, o feto encontra-se geralmente em posição cefálica, ou seja, com a cabeça virada para baixo, pronto para o nascimento.
Embora se esteja a tornar cada vez mais limitado nos seus movimentos, como tem menos espaço para se mover ou rodar, é ainda possível rodar espontaneamente.
Os seus órgãos estão quase totalmente desenvolvidos e tem agora todos os cinco sentidos alertas. Nesta fase, de facto, o cérebro já começa a manifestar algumas das suas funções, para que a criança tenha períodos de sono e vigília como qualquer recém-nascido. Por esta razão, acredita-se que os fetos de 33 semanas sonham enquanto dormem.
Durante esta semana, os ossos do feto continuam a endurecer gradualmente, graças ao cálcio da dieta materna, que passa pelo placenta.
Como está o meu corpo?
Nesta fase da gravidez o corpo continua a mudar. Geralmente as mulheres aumentam entre meio quilo e um quilo por semana, embora o ritmo diminua à medida que se aproxima o fim da gravidez. Estima-se que o aumento de peso do mãe até esta semana em comparação com o peso inicial é de cerca de 8 quilos. O os seus seios, para além de aumentarem de volume, estão a preparar-se para a amamentação,
então é provável que esteja a expelir colostro.
Um dos sintomas mais comuns nesta fase da gravidez é a sensação de asfixia. A criança tem órgãos deslocados, incluindo os pulmões. Isto faz com que os seios nasais fiquem comprimidos e dificulta a respiração. Não se preocupe, pois este é um sintoma bastante normal da gravidez. No entanto, se sentir que não consegue respirar ao fazê-lo as suas atividades diárias ou que lhe dói respirar, deve informar o seu doutor.
Nesta fase da gravidez é normal começar a sentir contracções preparatórios mais frequentes. Notará que a sua barriga ficará dura por algum tempo em segundo lugar, mas falando de um modo geral, não devem ser contracções dolorosas.
Estas contrações são chamadas contrações de Braxton Hicks.
Dicas Ecox:
Às 33 semanas de gestação é necessário continuar a manter um estilo de vida saudável.
vida saudável. Deve saber, por exemplo, que as fibras são muito importantes em esta última fase da gravidez, porque ajudam o sistema digestivo a
trabalhar de forma mais eficiente e ajudar a controlar a diabetes e a reduzir o colesterol.
Além disso, nesta fase da gravidez pode sentir dor na região lombar, que por vezes se estende para as nádegas, coxas e pernas até aos pés. Esta dor é conhecida como ciática e pode ser aliviada fazendo exercícios de pilates, consulta com fisioterapeuta ou natação.









Escolha a semana para ver as imagens e o vídeo da gestação

Galeria de imagens e vídeos
Semana 9 – 11 | Semana 12 – 14 | Semana 15 – 16 | Semana 17 | Semana 18 | Semana 19 | Semana 20 | Semana 21 | Semana 22 | Semana 23 | Semana 24 | Semana 25 | Semana 26 | Semana 27 | Semana 28 | Semana 29 | Semana 30 | Semana 31 – 32 | Semana 33 | Semana 34 – 36 | Semana 37 – 38 | Gémeos | Antes e depois




